A cirurgia robótica é uma tecnologia de cirurgia minimamente invasiva inovadora, realizada pelo cirurgião com o auxílio de um robô, indicada para a realização de diversos tipos de procedimentos: do aparelho digestivo; urológicas; ginecológicos etc. A principal vantagem da plataforma robótica é permitir que cirurgias mais complexas possam ser realizadas por técnicas minimamente invasivas.
COMO É REALIZADA A CIRURGIA ROBÓTICA?
O princípio inicial é o mesmo da cirurgia videolaparoscópica, onde são realizadas pequenas incisões pelos quais uma câmera e pinças cirúrgicas (neste caso robóticas) são introduzidas no abdome do paciente para realização da cirurgia. Entretanto na cirurgia robótica o cirurgião não controla diretamente (com suas mãos) as pinças cirúrgicas. O robô é acoplado as pinças cirúrgicas, a partir de então, o cirurgião assume o console de controle pelo qual vai comandar os movimentos dos braços/pinças cirúrgicas robóticas. As imagens em alta definição, e em 3D, são enviadas pela câmera para um visor do console de controle permitindo ao cirurgião completa visualização da cirurgia e comando dos instrumentais. Um cirurgião auxiliar fica junto do campo operatório para auxiliar o procedimento.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CIRURGIA ROBÓTICA?
A principal vantagem da plataforma robótica é permitir que cirurgias mais complexas possam ser realizadas por técnicas minimamente invasivas. Os pacientes podem se beneficiar de: menos dor pós-operatória, menor tempo de internamento hospitalar, menor risco de complicações (especialmente de ferida operatória), melhor resultado estético, recuperação e retorno as atividades mais rápido.
Cicatrizes – A cirurgia robótica proporciona ao paciente a possibilidade de cortes mínimos, com cicatrizes menores se comparadas às técnicas cirúrgicas abertas/convencionais. Incisões menores diminuem o risco de complicações de ferida operatória (incluindo infecção) e também reduz o risco de hérnias incisionais. O local onde serão feitas as incisões vai depender de qual cirurgia o paciente vai precisar ser submetido. Apesar da preocupação estética não ser o principal de uma cirurgia em geral, os resultados obtidos com a cirurgia robótica são excelentes.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CIRURGIA ROBÓTICA COMPARADO A CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA?
– pinças cirúrgicas articuladas: as pinças utilizadas em cirurgia laparoscópica são retas e não articulam, o que limita a realização de alguns gestos cirúrgicos Já as pinças robóticas são articuladas e permitem inclusive movimentos que a própria mão humana não é capaz de realizar. Além de facilitar a cirurgia aumenta a precisão dos movimentos.
– visão 3D (tridimensional): Na cirurgia videolaparoscópica as cirurgias geralmente são realizadas com monitores bidimensionais, o que tira do cirurgião a noção de profundidade. Com a visão 3D da cirurgia robótica, a realização dos gestos cirúrgicos é facilitada e mais precisa.
– ergonomia: Na cirurgia robótica, o cirurgião realiza o procedimento confortavelmente sentado no console de controle, com os braços apoiados. Já na cirurgia videolaparoscópica, o cirurgião geralmente permanece em pé, em posições estáticas e anti-ergonômicas durante boa parte do procedimento. Principalmente em cirurgia mais longas e/ou complexas, estar em melhor posição ergonômica diminui o cansaço e desconforto potencialmente melhorando a precisão da cirurgia.
– avaliar vascularização: o sistema robótico é equipado com uma tecnologia que permite avaliar a qualidade da vascularização dos órgãos. Isto é particularmente importante em cirurgias onde são realizadas anastomoses (costuras) gastro-intestinais.
Estas vantagens permitem que procedimentos mais complexos, que antes só poderiam ser realizados da forma convencional – “cirurgia por corte” – agora possam ser realizados através de técnicas minimamente invasivas, com suas já conhecidas vantagens.
QUAIS CIRURGIAS PODEM SER REALIZADAS POR ROBÓTICA
Praticamente todas as cirurgias podem ser realizadas com a plataforma robótica, incluindo urológicas, ginecológicas e torácicas. No aparelho digestivo, as principais cirurgias que se beneficiam do método são:
- cirurgias oncológicas, incluindo tumores de intestino/estômago/pâncreas
- hérnia abdominal
- hérnia inguinal
- refluxo gastroesofágico/hérnia de hiato
- endometriose profunda/intestinal
- obesidade
TODO CIRURGIÃO PODE REALIZAR CIRURGIA ROBÓTICA?
Não, nem todos os cirurgiões podem realizar cirurgia robótica, apenas aqueles que estão habilitados. Por se tratar de uma tecnologia diferente e com várias particularidades específicas, é necessário um treinamento especial para realização deste tipo procedimento. A habilitação ou certificação é obtida após o cirurgião cumprir diversas etapas: 1. treinamento e prova teórica; 2. treinamento de simulação; 3. treinamento prático; 4. acompanhamento de cirurgias robóticas como auxiliar, 5. realização de cirurgias com proctor como instrutor.
QUAIS SÃO AS LIMITAÇÕES DA CIRURGIA ROBÓTICA?
Praticamente todas as cirurgias podem ser realizadas pela plataforma robótica. Inclusive, ao longo dos últimos anos, várias melhorias tecnológicas e atualizações foram incorporadas ao sistêmico robótico, o que tem aumentado ainda mais a sua utilização.
Provavelmente a grande limitação nos dias atuais para a maior utilização dos robôs em cirurgia é a questão relacionado ao custo. Apesar de já estar disponível no mercado há alguns anos, o conceito de cirurgia robótica ainda é considerado novo e a maioria dos convênios médicos não prevêem a autorização de cirurgias com o sistêmica robótico. Na prática isto gera um custo extra, que geralmente necessita ser custeado pelos pacientes.