Pós-operatório

  1. Normalmente, os pacientes são liberados a ingerir líquidos após o 1º/2º dia da cirurgia. À medida que os pacientes aceitem bem a dieta (sem vômitos ou estufamento), ocorre uma progressão da dieta, no 3º dia para liquida-pastosa e no 4º dia para dieta pastosa, a partir do 5º/6º dia é liberado uma dieta leve sem maiores restrições.
  2. Não tem restrição de movimentos (caminhadas, subir escada e mesmo corridas leves são permitidos). Os pacientes devem retornar as suas atividades à medida que se sentirem confortáveis e seguros. Os pacientes devem apenas evitar levantar peso acima de 5-10 kg e fazer exercício de abdominal por 30-40 dias.
  3. Evitar dirigir por 3-5 dias após a cirurgia. O fato de dirigir não prejudica a recuperação, entretanto, por questão de segurança pessoal, recomenda-se evitar dirigir nos primeiros dias.
  4. Não maioria dos casos precisa mexer no curativo. Em nosso serviço, fazemos curativo com micropore, que não precisa ser retirado. Orienta-se deixar a água escorrer sobre o micropore durante o banho e após secar com toalha ou secador.
  5. Caso seja deixado um dreno, os cuidados de curativo são especificamente orientados.
  6. É normal que os pacientes apresentem um pouco dor abdominal nos primeiros dias de pós-operatório. Inicialmente a dor é mais difusa no abdome e depois mais concentrada na incisão, local pelo qual geralmente a parte do intestino é retirada. Para controle da dor são prescritos analgésicos que devem ser tomados conforme a recomendação.
  7. É normal ficar um pouco inchado e/ou roxo ao redor das incisões.
  8. É normal vazar uma pouco de secreção principalmente ao redor das incisões.
  9. É normal o ritmo intestinal ficar alterado nos primeiros dias após a cirurgia.
  10. Os pacientes são orientados a agendar retorno uma semana após a cirurgia para reavaliação.
  11. Atualmente, a maioria dos pacientes encontra-se em condições e recebe alta entre o 2º e 5º dia após a cirurgia. Neste período, a cicatrização do intestino não ocorreu de forma definitiva (geralmente ocorre até o 7º/8º dia após a cirurgia). Os pacientes devem observar os sinais de alerta que podem indicar a não cicatrização: sensação de mal-estar, distensão abdominal, dor abdominal, náuseas, vômitos e febre. Em caso destes sintomas, os pacientes devem procurar o serviço de emergência do hospital em que a cirurgia foi realizada.
  12. Da mesma forma, em caso de qualquer sintoma atípico ou mal-estar acentuado os pacientes devem procurar o serviço de pronto atendimento/emergência do hospital em que a cirurgia foi realizada.

Obs.: este é nosso guia de recomendações gerais aos pacientes que se submetem a cirurgia de endometriose intestinal. Entretanto, no pós-operatório, cada paciente recebe as orientações de forma individualizada e de acordo com as particularidades do seu caso.