04 passos a seguir antes da sua cirurgia de hérnia

É necessário que o paciente que vai se submeter a uma cirurgia de hérnia da parede abdominal tome algumas medidas para garantir o sucesso da cirurgia e reduzir o risco de recidiva (retorno) da hérnia.

1⃣ – Perder peso
A obesidade é um dos fatores de risco para a ocorrência de hérnias da parede abdominal. O excesso de gordura além de elevar a pressão abdominal também enfraquece os tecidos. Os pacientes que não perdem peso antes da cirurgia para correção da hérnia correm maior risco de recidiva.

2⃣ – Parar de fumar
De maneira geral o paciente que fuma tem maior riscos de complicações durante e após a cirurgia. A nicotina e as toxinas presentes no cigarro provocam a alteração nos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e cicatrização o que aumenta o risco de infecção e necroses da ferida cirúrgica além de trombose, embolia pulmonar e complicações cardíacas.

3⃣ – Controlar a glicemia
Em cirurgias eletivas o paciente deve ser operado sempre com os níveis de glicose controlados. Os pacientes diabéticos devem seguir o tratamento para garantir maior segurança durante a operação.

4⃣ – Relação de confiança com o cirurgião
Nunca omita informações do seu médico. Para que o procedimento ocorra bem é extremamente importante que você siga as recomendações e informe problemas de saúde, medicamento que fez uso, cirurgias prévias e hábitos de vida.

Escolha o local mais próximo a você e agende a sua consulta:
 Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
 Gastrocirúrgica
R. Comendador Araujo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
 Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688

Dr. Christiano Claus
Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia
CRM: 19180