05 fatos sobre as hérnias na virilha

1⃣ – É O TIPO MAIS COMUM – As hérnias inguinais (na virilha) correspondem a 75% das hérnias de parede abdominal e são mais frequentes nos homens.
2⃣ – PODE OCORRER SÓ EM UM OU DOS DOIS LADOS – Unilaterais ou bilaterais. Após o diagnóstico de uma hérnia inguinal é indicado sempre o rigoroso exame clínico do outro lado da virilha.
3⃣ – NÃO CAUSA INFERTILIDADE – A cirurgia para correção da hérnia abdominal (ou a própria doença) não leva o paciente à infertilidade. Essa é uma possível – porém rara – complicação do reparo de hérnias inguinais bilaterais.
4⃣ – EXISTEM HÉRNIAS INGUINAIS DIRETAS E INDIRETAS – A direta é mais frequente e a indireta é mais comum em homens com mais idade. A primeira é decorrente de uma fraqueza da parede abdominal e raramente causa complicações. A indireta ocorre no local da fraqueza causada pela passagem do testículo para a bolsa escrotal.
5⃣ – PODE SER TRATADA COM CIRURGIA ABERTA OU MINIMAMENTE INVASIVA – Atualmente as cirurgias para o reparo das hérnias inguinais podem ser feitas utilizando as tecnologias robótica ou laparoscópica. Para ter uma indicação específica para o seu caso, consulte um especialista.
Para saber mais, agende o seu horário:
▪ Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
▪ Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
▪ Instituto Jacques Perissat
Hospital Pilar
(41) 3373-8688
• Clínica Dr. Giorgio Baretta
(41) 3029-6655
Dr. Christiano Claus
Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia
CRM: 19180