Toda cirurgia tem risco de complicações, como já abordamos em posts anteriores. Hoje vamos falar quais são as possíveis intercorrências em uma cirurgia para correção de hérnia incisional, ou seja, aquela que ocorre no local de uma cicatriz anterior.
Podem ocorrer nesses casos a infecção da ferida operatória e da tela utilizada para reforçar a parede abdominal. Estes riscos são significativamente menores quando a cirurgia é realizada através da técnica minimamente invasiva, como a laparoscopia ou a cirurgia robótica.
Além disso, dor crônica e mesmo recidiva da hérnia são complicações que podem ocorrer. Outras complicações, comuns aos procedimentos cirúrgicos, são os seromas (acúmulo de líquido) ou hematoma (acúmulo de sangue) no pós-operatório, e que tendem a desaparecer espontaneamente.
Além da técnica operatória, os pacientes têm papel fundamental para ajudar a diminuir o risco de complicações pós-operatórias: reduzir o peso, parar o tabagismo, controle doenças crônicas como diabetes.
Mas lembre-se…não existe cirurgia sem riscos. O que fazemos é o melhor preparo e planejamento cirúrgico no intuito de diminuir este risco.
Para agendar a sua consulta entre em contato com a minha equipe:
📲 Nosso telefone é: 41-99226-1050
WhatsApp: https://bit.ly/3fwnDxc
Dr. Christiano Claus
CRM: 19180
RQE 13093 / RQE 172