As cirurgias no intestino podem ser necessárias por diferentes causas. ➡ Conheça três das mais comuns indicações da operação:
1 – CÂNCER COLORRETAL
Quando os exames confirmam um caso de câncer no intestino, um dos tumores malignos mais comuns no organismo, é necessária a retirada completa de um segmento do intestino onde se encontra o tumor. ? Quando ele é pequeno e precoce, a retirada pode ser feita por colonoscopia. A cirurgia quando necessária pode ser realizada por técnica laparoscópica ou robótica, permitindo uma melhor recuperação para os pacientes.
2 – DIVERTICULITE
Os divertículos são pontos de fraqueza na parede intestinal. ➡ O tratamento das crises de diverticulite aguda é clínico, com antibióticos e repouso intestinal. A cirurgia é indicada apenas para pacientes que registraram crises grave de diverticulite e/ou crises recorrentes/repetidas. O procedimento cirúrgico é considerado de alta/médica complexidade.
3 – ENDOMETRIOSE
Casos de endometriose profunda podem atingir órgãos como o intestino e o reto, além dos órgãos ginecológicos femininos.✴ Nestes casos, a cirurgia é considerada de alta complexidade e deve ser realizada com duas equipes: de cirurgião do aparelho digestivo e ginecologista.
Para saber mais, escolha o local mais próximo a você e agende a sua consulta:
▪ Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
▪ Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
▪ Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688
Acesse o site: https://christianoclaus.com.br
Dr. Christiano Claus
Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia
CRM: 19180