Muitas vezes os pacientes me questionam o que vai acontecer se a hérnia da parede abdominal “estourar”. 💢 Existem sim algumas complicações que podem ocorrer com a hérnia, mas nenhuma delas leva esse nome ou pode ser comparada com um “estouro”.
As possíveis complicações são:
➡ ESTRANGULAMENTO: É um caso de emergência médica caracterizado pelo estrangulamento do conteúdo herniário (geralmente parte do intestino) o que compromete o fluxo sanguíneo e pode causar isquemia e gangrena.
Nesses casos o paciente apresenta dor intensa, inchaço pronunciado, náuseas, vômito e interrupção ou dificuldade para eliminar fezes e gases. ⚠ Se sentir-se assim, procure um pronto atendimento.
➡ ENCARCERAMENTO: Trata-se do abaulamento da hérnia tornar-se permanente, quando ele pára de desaparecer de forma espontânea durante o repouso. Causa dor no local mas nem sempre é um caso de urgência. Entretanto pode em alguns casos obstruir/bloquear o intestino, levando a vômitos, distensão abdominal e parada da eliminação de gases. Frente a estes sintomas, temos novamente um quadro que requer atendimento de urgência.
Conhece alguém que precisa saber disso? Marque nos comentários 👇
Para saber mais, agende a sua consulta:
▪ Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
▪ Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
• Clínica Dr. Giorgio Baretta
(41) 3029-6655