Cirurgias de hérnias abdominais via SUS no Paraná tem alta de 184% em um ano

Chegou a 12.497 o número de cirurgias para correção de hérnias da parede abdominal realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Paraná, entre julho de 2021 e junho de 2022, de acordo com dados divulgados no DataSus. O crescimento é de 184% se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram feitas 4.388 cirurgias na rede pública, no estado.
⬆ A alta no número de cirurgias ocorreu devido a queda durante a paralisação das cirurgias eletivas no período de pandemia. De forma geral, as cirurgias de hérnias são consideradas eletivas por se tratar de uma doença benigna, o que fez com que o atendimento fosse altamente afetado ao longo da crise sanitária, com uma redução significativa de pacientes operados no sistema público e privado.
💢 Em consultório, nós cirurgiões, percebemos um aumento dos casos de complicações das hérnias abdominais, algumas importantes que necessitaram de cirurgia de emergência; outras tiveram agravamento do quadro, com casos de hérnias maiores, e cirurgias mais complexas. Agora nós observamos que a demanda que ficou reprimida nesse período tem seu atendimento realizado, vemos que os serviços de cirurgia estão retomando as atividades e os pacientes voltam a receber o tratamento adequado para as hérnias.
Precisa de uma consulta?Para agendar o seu horário entre em contato com a minha equipe:
📲 Nosso telefone é: 41-99226-1050
Dr. Christiano Claus
CRM: 19180
RQE 13093 / RQE 172