Os divertículos são fraquezas que ocorrem na parede do intestino grosso, mais comum após os 50 anos de idade. Não existe uma causa conhecida para o aparecimento dessa doença, porém pacientes com dieta rica em fibras têm menor risco de apresentar essa alteração.
Essa alteração pode complicar de duas formas, com sangramento intestinal ou inflamação, que caracteriza a doença diverticulite.
O tratamento de crises agudas é feito de forma clínica, com dieta liquida (sem fibras) ou jejum, associado ao uso de antibióticos. Crises com complicações (com perfuração, fístula ou presença de abcesso) exigem a internação do paciente e pode ser necessária a drenagem.
Casos ainda mais graves, com quadros que chamamos de pernitonite difusa, que é o extravasamento do pus para todo abdome, podem exigir a cirurgia convencional para a retirada do segmento inflamado do intestino.
Os pacientes que tiveram uma crise de diverticulite têm de 15% a 25% de chance de apresentar outra e, após a segunda, esse percentual sobe para 40% a 50%. Na maioria dos casos a cirurgia para tratamento é indicada para os pacientes que tiveram duas crises não complicadas ou uma crise complicada.
A orientação também leva em consideração a idade e as comorbidades do paciente.
Para agendar a sua consulta entre em contato com a minha equipe:
📲 Nosso telefone é: 41-99226-1050
WhatsApp: https://bit.ly/3fwnDxc
Dr. Christiano Claus
CRM: 19180
RQE 13093 / RQE 172