O período de recuperação pós-operatória de uma cirurgia para a retirada da vesícula (colecistectomia) exige alguns cuidados simples do paciente, sem restrição de alimentação ou atividades simples do dia a dia.
– Não há restrição alimentar após a cirurgia. A bile continua sendo produzida pelo fígado e lançada no intestino para auxiliar no processo de digestão, nos primeiros dias de pós-cirúrgico indicamos uma dieta leve.
– Não há restrição para atividades simples: recomendamos que o paciente evite dirigir por um período de 3 a 5 dias. Algumas atividades são limitadas, nos primeiros dias, devido ao desconforto pós-operatório. Recomendamos apenas evitar o levantamento de peso (acima de 5-10kg) e exercícios de abdominal nos primeiros 30 a 40 dias. Caminhadas, subir escadas e corridas leves são permitidas.
– Não é necessário mexer no curativo, apenas deixe a água escorrer durante o banho e secar com a toalha ou secador.
– É normal que os pacientes apresentem um pouco de desconforto/dor abdominal nos primeiros dias de pós-operatório. Para controle da dor são prescritos analgésicos que devem ser tomados conforme a recomendação.
– Apresentar um pouco de inchaço ou roxo ao redor das incisões, alteração no ritmo intestinal ou secreção é normal nos primeiros dias de pós-cirúrgico.
– Em caso de qualquer sintoma atípico ou mal estar procure o serviço de pronto atendimento ou emergência.
Apresenta sintomas de alterações no aparelho digestivo? Escolha o local mais próximo a você e agende a sua consulta:
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688