A maioria dos pacientes que são diagnosticados com refluxo (hérnia de hiato) tem a indicação de tratamento clínico, ou seja, realizado com o uso de medicamentos e cuidados alimentares.
A cirurgia é reservada para os pacientes que voltam a ter sintomas recorrentes e intensos, para aqueles que não conseguem ficar sem a medicação ou ainda que apresentem alguns sintomas mesmo com o tratamento medicamentoso.
Os pacientes que foram diagnosticados com Esôfago de Barrett tem uma indicação cirúrgica especial. Ainda que a opção do tratamento com medicamento seja possível, o paciente ficará dependente do tratamento para o resto da vida. Estes casos configuram um quadro de refluxo crônico e severo com risco de evolução para câncer do esôfago. Mesmo com a cirurgia, é indispensável o acompanhamento clínico e endoscópico a cada um ou dois anos.
As técnicas de cirurgia minimamente invasiva podem ser utilizadas para o tratamento destes pacientes, oferecendo recuperação precoce e menor dor no período pós-operatório.
Para agendar a sua consulta entre em contato com a minha equipe:
📲 Nosso telefone é: 41-99226-1050
WhatsApp: https://bit.ly/3fwnDxc
Dr. Christiano Claus
CRM: 19180
RQE 13093 / RQE 172