O paciente com hérnia da parede abdominal pode viajar e participar das comemorações de final de ano, mas deve adotar alguns cuidados para evitar desconforto e complicações durante o período de férias.
– ATENÇÃO AOS EXERCÍCIOS – Atividades físicas leves e moderadas como corridas, natação, jogar futebol e beach tennis estão liberados. Entretanto os pacientes devem ficar atentos a dor ou desconforto, que são sinais de alerta. Movimentos que causam aumento significativo da pressão intra-abdominal, como exercícios abdominais, pilates e levantar peso devem ser realizados com muita cautela ou mesmo evitados.
– NÃO LEVANTE PESO – Evite levantar peso maior do que 5-10kg.s. Lembre-se sempre que todos os esforços que aumentam a pressão abdominal podem causar ou agravar dor em pacientes com hérnias da parede abdominal.
– FICAR MUITO TEMPO EM PÉ OU FAZER LONGAS CAMINHADAS – Apesar de não aumentarem o risco de complicações, podem causar ou aumentar os sintomas, especialmente em pacientes com hérnias grandes.
O ideal é consultar o seu médico ou um educador físico para saber quais são as atividades permitidas para o seu caso.
Alimentos ou bebidas para celebrar as festas de final de ano não têm restrição. Mas sempre lembre-se, com moderação
Para saber mais, agende a sua consulta:
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
• Clínica Dr. Giorgio Baretta
(41) 3029-6655
Dr. Christiano Claus
Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia
CRM: 19180