A cirurgia para retirada da vesícula é considerada um procedimento de baixo risco e realizada de forma minimamente invasiva, na maioria dos casos. A anestesia é geral e os pacientes são avaliados no pré-operatório quanto às suas condições clínicas para a realização da cirurgia.
Hoje vamos explicar sobre as principais indicações desse procedimento:
– CÁLCULOS: Os pacientes que têm cálculos (ou pedras) na vesícula e apresentam sintomas como desconforto abdominal, náuseas e estufamento, má digestão, têm indicação da cirurgia para o tratamento. Aqueles que são diagnosticados em exames de rotina e nunca apresentaram sintomas dos cálculos devem fazer uma avaliação junto ao cirurgião, de forma particular, para definir se o tratamento cirúrgico é necessário ou a conduta não cirúrgica pode ser adequada. Leva-se em consideração a idade do paciente, condições de saúde e o tamanho das pedras.
– PÓLIPOS: Doença assintomática, tem como principal preocupação o risco de evolução para câncer. Na maioria das vezes são diagnosticados de forma acidental em exames de rotina. A cirurgia é indicada para pólipos maiores de 1 centímetro ou para aqueles que crescem de tamanho.
Para saber mais, agende a sua consulta:
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
• Clínica Dr. Giorgio Baretta
(41) 3029-6655
Dr. Christiano Claus
Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia
CRM: 19180