Existem alguns hábitos de vida que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de hérnias da parede abdominal. Sempre que necessário, recomendamos que o paciente mude alguns hábitos de vida com o objetivo de evitar que a hérnia tenha uma recidiva, ou seja, volte, mesmo após o tratamento cirúrgico.
– TABAGISMO – AAumenta a chances do paciente desenvolver hérnias incisionais. Para realizar qualquer tipo de cirurgia é essencial parar de fumar, por pelo menos 4 semanas, antes do procedimento. Além de aumentar o risco de hérnias, o tabagismo também dificulta a cicatrização e aumenta o risco de complicações infecciosas.
– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – A obesidade aumenta a pressão intraabdominal aumentando o risco de desenvolver hérnias ou ter uma recidiva da hérnia já operada. Portanto, perder peso antes da cirurgia diminui o risco de desenvolver uma hérnia ou da hérnia recidivar. Alimentação balanceada, exercícios físicos regulares são importantes. O acompanhamento com nutricionista e/ou endocrinologista também podem ajudar bastante.
– CONTROLE O DIABETES – A cicatrização nos diabéticos é prejudicada e o risco de complicações infecciosas é maior. Nas cirurgias de hérnias abdominais, a presença do diabetes aumenta o risco de recidiva. Quando o paciente está com os níveis de diabetes controlado, a condição deixa de ser um fator de risco.
Para agendar o seu horário entre em contato com a minha equipe:
Nosso telefone é: 41-99226-1050
WhatsApp: https://bit.ly/3fwnDxc
Centrais de atendimento dos hospitais
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
• Clínica Dr. Giorgio Baretta
(41) 3029-6655
Dr. Christiano Claus
CRM: 19180
RQE 13093 / RQE 172