Condições relacionadas ao comportamento e cuidados adotados pelo paciente durante o período pós-cirúrgico são essenciais para garantir o sucesso da cirurgia de hérnia
abdominal, sem a ocorrência de complicações
O cirurgião pode utilizar a melhor técnica, com os melhores materiais e tecnologias disponíveis, entretanto, o resultado pós-operatório pode não ser o esperado, especialmente se o paciente não participar do tratamento.
Confira algumas dicas para cuidar da sua saúde no período de pós-operatório:
– SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO – Repouso, orientações de medicamentos e cuidados com a alimentação devem ser seguidos.
– NÃO FUME – O cigarro piora a capacidade de cicatrização, o que é essencial para os pacientes operados de uma hérnia abdominal. Tabagistas têm duas vezes mais riscos de infecção pós-operatória e recidiva da hérnia.
– CONTROLE O DIABETES – Pacientes diabéticos têm de 2 a 3 vezes mais riscos de infecção da ferida operatória, índice que é reduzido em pacientes com o controle glicêmico adequado.
– CONTROLE SEU PESO – O excesso de peso provoca aumento da pressão intra abdominal nos pacientes e é o principal fator associado à recidiva de hérnia.
Fatores como desnutrição, infecções e doenças crônicas também devem ser adequadamente avaliados de forma individual.
Para saber mais, agende a sua consulta:
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688