A endometriose é uma doença complexa que atinge, principalmente, mulheres em idade jovem. Pode causar dores abdominais e infertilidade.
Na maioria dos casos atinge os órgãos de forma superficial e pode ser tratada com remédios ou com uma cirurgia minimamente invasiva. Em casos mais graves, conhecidos como endometriose profunda, atinge mais do que os órgãos ginecológicos, podendo chegar ao intestino.
A cirurgia é considerada um procedimento de alta complexidade e geralmente é feita em conjunto pelo cirurgião ginecológico e do aparelho digestivo, que faz a retirada do nódulo intestinal.
Essa retirada pode ser feita de diferentes formas:
1⃣ – Raspagem (shaving): consiste na retirada do nódulo por meio de uma raspagem, sem abrir a parede do intestino. Este procedimento é reservado apenas para lesões pequenas (menores que 2 cm) e bem superficiais.
2⃣ – Ressecção discoide: consiste na ressecção do nódulo por meio da retirada de uma “cunha” do intestino. Geralmente é indicada para lesões localizadas na parede anterior do intestino/reto e com tamanho limitado a 2-3 cm.
3⃣ – Retossigmoidectomia: consiste na retirada de um segmento do intestino onde se encontra o nódulo. Pode ser utilizado para nódulos de qualquer tamanho e qualquer localização.
Escolha o local mais próximo a você e agende a sua consulta:
? Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
? Gastrocirúrgica
R. Comendador Araujo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
? Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688
Dr. Christiano Claus
Presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia
CRM: 19180