A diástase abdominal é caracterizada pela separação dos músculos reto-abdominais, causa flacidez e reduz o aspecto ‘acinturado’ do abdomen. Pode ser causada por fatores que aumentam a pressão intra-abdominal, como por exemplo:
– Na gestação, quando os músculos se afastam para comportar o bebê. O esperado é que as estruturas retornem ao local original em 6-12 meses. Entretanto, em até um terço das pacientes os músculos podem permanecer afastados, configurando um quadro de diastase.
– Aumento de peso, sobretudo da gordura visceral (intra-abdominal) tende a distender a musculatura abdominal e afastar os músculos reto-abdominais.
Fisioterapia, LPF etc. podem ajudar no fortalecimento e aproximação dos músculos nos primeiros meses após a gestação. Porém são pouco efetivas após 18-24 meses em “fechar” a diástase.
A cirurgia é a unica opção de corrigir de forma efetiva a diástase abdominal. Pode ser realziada através de diversas técnicas, incluindo associado a procedimentos estéticos (plástica). Nós temos realizado a correção da diástase abdominal através de técnicas minimamente invasivas, seja cirurgia por vídeo ou robótica, com excelente resultado estético e cicatrizes discretas.
Para agendar a sua consulta entre em contato com a minha equipe:
Nosso telefone é: 41-99226-1050
WhatsApp: https://bit.ly/3fwnDxc
Dr. Christiano Claus
CRM: 19180
RQE 13093 / RQE 172