A nossa vesícula biliar pode ser acometida por alterações, entre elas os cálculos (pedras) e pólipos. A função da vesícula é armazenar a bile produzida pelo fígado, que ajuda principalmente na digestão das gorduras durante a nossa alimentação.
CÁLCULOS NA VESÍCULA: Conhecidos popularmente como pedras, os cálculos podem ocorrer devido a um desequilíbrio na concentração da bile, entre a quantidade de água e as substâncias presentes nela. Alguns pacientes podem não apresentar nenhum sintoma no momento do diagnóstico.
Os sintomas mais comuns são: dor/desconforto abdominal, sensação de estufamento e má digestão. Além disso, os cálculos podem causar complicações como inflamação aguda (colecistite) ou migrarem para o canal principal da bile e causarem inflamação do pâncreas (pancreatite). O tratamento exige a retirada da vesícula e a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva.
PÓLIPOS NA VESÍCULA: Aparecem como pequenas lesões (“verrugas”) na parede da vesícula biliar. A maioria dos pólipos são assintomáticos e com evolução benigna, sem necessidade de qualquer tratamento. A preocupação com os pólipos é o risco de malignização (evoluir para câncer). O tamanho e o crescimento ao longo do tempo são um sinal de alerta. Por isso a importância de fazer o acompanhamento com ecografia. Nos casos de maior risco, indica-se a retirada da vesícula.
Para saber mais, agende a sua consulta:
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688