BotakQQ
Bbm88
Laliga365
BotakQQ
Situs Judi Bola
Cmcpoker
Judi QQ Terpercaya
BotakQQ
indobet365
platform nonton gratis
Top Up Mdn items
Nonton Film Semi Jepang
nonton film layarkaca21
Nonton Film Ngefilm21
Pólipos x cálculo na vesícula: qual a diferença? – Dr. Christiano Claus

Pólipos x cálculo na vesícula: qual a diferença?

A nossa vesícula biliar pode ser acometida por alterações, entre elas os cálculos (pedras) e pólipos. A função da vesícula é armazenar a bile produzida pelo fígado, que ajuda principalmente na digestão das gorduras durante a nossa alimentação.

CÁLCULOS NA VESÍCULA: ➡ Conhecidos popularmente como pedras, os cálculos podem ocorrer devido a um desequilíbrio na concentração da bile, entre a quantidade de água e as substâncias presentes nela. Alguns pacientes podem não apresentar nenhum sintoma no momento do diagnóstico.

💢 Os sintomas mais comuns são: dor/desconforto abdominal, sensação de estufamento e má digestão. Além disso, os cálculos podem causar complicações como inflamação aguda (colecistite) ou migrarem para o canal principal da bile e causarem inflamação do pâncreas (pancreatite). O tratamento exige a retirada da vesícula e a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva.

PÓLIPOS NA VESÍCULA: ➡ Aparecem como pequenas lesões (“verrugas”) na parede da vesícula biliar. A maioria dos pólipos são assintomáticos e com evolução benigna, sem necessidade de qualquer tratamento. A preocupação com os pólipos é o risco de malignização (evoluir para câncer). O tamanho e o crescimento ao longo do tempo são um sinal de alerta. Por isso a importância de fazer o acompanhamento com ecografia. Nos casos de maior risco, indica-se a retirada da vesícula.

Para saber mais, agende a sua consulta:
▪ Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
▪ Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
▪ Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688