A cirurgia para refluxo é indicada principalmente aos pacientes que têm retorno dos sintomas após a parada do tratamento medicamentoso, ou seja, nos pacientes que precisam fazer uso contínuo da medicação.
Os sinais mais comuns do refluxo são queimação, gosto amargo na boca e dificuldade para engolir alimentos. Pacientes que têm boa resposta ao tratamento medicamentoso, mas que não conseguem parar de tomar remédio, têm a indicação da cirurgia.
Quem apresenta sintomas como tosse crônica, irritação na garganta e asma (quando a investigação demonstrar que são causados pelo refluxo), geralmente respondem melhor ao tratamento cirúrgico.
Esta diferença ocorre pelo fato de que as medicações para o refluxo controlam apenas a acidez do refluxo e não o refluxo em si. Ao contrário, a cirurgia impede qualquer tipo de refluxo.
PACIENTES COM ESÔFAGO DE BARRETT: Esses casos são analisados de forma especial devido ao risco de evolução para câncer. Os pacientes precisam de acompanhamento clínico e endoscópico a cada 1-2 anos. Geralmente o tratamento cirúrgico acaba sendo a melhor opção, pois permite o controle efetivo e duradouro do refluxo.
Para saber mais, agende a sua consulta:
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3077-4378
Gastrocirurgica
R. Comendador Araújo, 143, conj 113
(41) 3322-3789
Instituto Jacques Perissat
Hospital INC
(41) 3373-8688